Erês

eresOs Erês são entidades puras e que nos ajudam de forma única e especialmente doce. Têm a presença mais alegre da Umbanda, trazendo sempre renovações e esperança, e reforçando a natureza pura e ingênua dos seres humanos.

É uma das linhas que mais cativam as pessoas, pelo ar inocente de sua manifestação. Trazem a cura para os males do corpo e do espírito, além de darem proteção e bênção extra às crianças.

Na Umbanda, a linha dos Erês é formada tanto por espíritos que já encarnaram quanto pelos chamados seres encantados (seres que nunca encarnaram).

Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade; dessa forma, apesar da “aparência frágil”, conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa.  Sua energia é transbordante de vitalidade e alegria, sendo capaz de derramar as maiores bênçãos de harmonia cotidiana. Muitos espíritos que atuam sob as vestes de um espírito infantil são muito antigos e sábios, e conseguem com uma simples frase esclarecer muitos dos nossos dilemas.

Cor: Azul claro e Rosa claro
Atuação: Atuação em todos os campos (7 linhas)
Ferramentas/Oferendas: Doces em geral, chupeta, brinquedos (bolinha de gude, bonecas, carrinhos etc), refrigerante/suco/groselha
Guia: Em geral: miçanga leitosa rosa ou miçanga leitosa azul claro
Flores/Ervas: crisântemos, rosas em tom rosa ou branca, boca-de-leão
Local: Jardins, praças
Comemoração: 27 de setembro
Saudação Erês: “Salve Cosme e Damião!”